No artigo anterior, falamos um pouco sobre o que é Supressão Vegetal e sobre os passos que precisam ser tomados junto aos órgãos ambientais, antes de realizar esta atividade.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre quais são as técnicas utilizadas na Supressão Vegetal para que você entenda um pouco melhor nossas atividades.
Técnica de Arborismo ou Arvorismo na Supressão Vegetal
O arborismo ou arvorismo, consiste na atividade ao ar livre, em plataformas instaladas em árvores, onde se possibilita ao praticante a realização de vários percursos de obstáculos, em dificuldade crescente. Neste caso, as árvores servem apenas como torres de suporte para equipamentos fixos, desportivos e turísticos. Na supressão Vegetal, esta técnica é utilizada para que o profissional que irá executar o corte da árvore, possa se locomover com segurança por meio de cabos e cordas entrelaçados entre as árvores de forma que possibilite a execução do serviço com precisão.
Técnica de Alpinismo Industrial na Supressão vegetal
O alpinista industrial é um profissional fortemente treinado e altamente qualificado que atua em obras de construção civil, onde existe a missão de alcançar lugares de difícil acesso, sem utilizar estruturas de apoio, como andaimes, plataformas elevatórias ou bailéus. No caso da Supressão vegetal, a necessidade deste tipo de profissional se dá, devido ao alto índice de árvores localizadas em posicionamentos onde se faz inviável o uso de plataformas fixas de sustentação. Devido ao alto grau de periculosidade dessa prática, o profissional a desempenhar esta função deve estar devidamente capacitado por meio de treinamentos de segurança.
Elevação com cesto acoplado na Supressão Vegetal
Como mencionado anteriormente, a segurança do profissional a realizar o corte, vem em primeiro lugar; e nesse momento, onde é possível o acesso com caminhão, uma ferramenta fundamental que garante o sucesso da execução, é o cesto que vai acoplado ao caminhão Munck que é usado para elevar o profissional até uma altura que possibilite o corte de maneira segura. O profissional que é elevado dentro do cesto que executa o serviço, vai devidamente equipado com equipamentos de proteção individual, o que inclui cinto de segurança com fixação de apoio no cesto para que em eventual queda, não haja precipitação e dano à integridade física do profissional.
Técnica de corte de cima para baixo na Supressão vegetal
Em todas as situações mencionadas acima, o corte das árvores é feito de cima para baixo com o profissional devidamente posicionado na vertical, fixado em pontos de ancoragem. Antes do corte, é necessário a sinalização da área onde o material lenhoso poderá precipitar-se impedindo assim o trânsito de pessoas e veículos, e em alguns casos, a prévia ancoração do material lenhoso a ser desprendido do indivíduo arbóreo evitando assim choque da matéria prima contra o solo o que poderia acarretar acidentes aos que se situam no entorno.
Quer saber mais sobre técnicas utilizadas na Supressão Vegetal? Siga-nos nas nossas redes socias!